- Estudos de cíclos circulares na economia;
- Utilização de materiais reciclados;
- Uso de novos métodos pedagógicos (por exemplo, “Edu scrum”);
- Aquisição de competências interculturais em cooperação;
- Familiarização com o sistema de formação profissional alemão;
- Exploração da Cultura e Turismo.
O presente documento irá destacar alguns momentos relevantes das actividades do programa de intercâmbio educativo sobre o tema “Desenvolvimento e Produção de Objectos e Móveis Utilitários para o Ensino em Espaços Públicos a partir de Materiais Reciclados e Resíduos".
Algumas Imagens do Evento
A Embaixada da Alemanha em Moçambique processou os vistos da equipe a custo zero no âmbito da iniciativa entre culturas. A equipe fez o levantamento dos vistos e muita alegria havia entre os participantes, pois para os estudantes, era a primeira vez que tinham um passaporte, que fariam uma viagem de avião e internacional. O modelo de acolhimento dos estudantes, foi de cada estudante uma família alemã de acolhimento de modo a permitir melhor integração a cultura e redução de custos. Por esta razão, na chegada dos estudantes ao aeroporto de Hamburgo, cada família veio dar boas vindas aos seus hóspedes.
Sessões de trabalho através de workshop
As sessões de trabalho tiveram lugar no atelier de pintura, corte e costura moderno na BS25. Grupos mistos de trabalho foram criados entre os estudantes moçambicanos e alemãs. O método “Edu scrum” guiou o processo de desenvolvimento dos projectos de criação de designer para o estudo em lugares abertos, sala de aulas verde.
Foram criados cinco grupos de trabalhos, sendo que cada tinha um dos seguintes temas:
- Providing shade;
- Playing and experimentig;
- Farm bot protection;
- Sitting;
- Chiling out.
No último dia do evento, os grupos fizeram a apresentação dos protótipos obtidos ao longo das três semanas de intercâmbio com vista a optimizar o uso da aprendizagem e laser ao ar livre. O uso correcto do conceito de salas de aulas verde pode revolucionar positivamente e em grande medida o processo de ensino e Aprendizagem em Moçambique, ao lembrar que parte significativa dos alunos não têm uma sala de aulas convencional e sem espaços verdes para laser e estudos. As figuras a seguir, ilustram os mementos de apresentação dos resultados do projecto.
Concluída a presentação dos projectos, a equipe moçambicana ofereceu presentes a Directora da BS25 e aos parceiros do projecto, tendo estes, por sua vez, retribuído o gesto de agradecimento. Os estudantes Stélio e Shelton exibiram seus talentos ao fazerem retratos dos parceiros, que ficaram encantados com o gesto. Por sua vez, a BS25 organizou lembranças de arte para cada membro da equipe moçambicana. Visite o portifolio para ver mais imagens.
Conferência do clima
A equipe moçambicana teve a oportunidade de fazer parte da conferência sobre o clima, no dia da sustentabilidade na BS25 em cooperação com a Gut Karlsruhe. Moçambique teve a oportunidade de fazer uma apresentação falando sobre o clima onde o tema da apresentação era o seguinte: Moçambique face às mudanças climáticas; desafios e oportunidades. Neste dia, os estudantes da UP, tiveram a oportunidade de se reunir com todos os estudantes da BS25 e a equipe moçambicana da escola de saúde que também fazia seu intercâmbio na escola de saúde, BS15. Vários debates, trabalhos de grupo foram realizados neste dia.
O encerramento da conferência foi realizado pela representante da ministra da educação, tendo feito a entrega dos prémios depois de um dia de muito aprendizado e troca de experiências.