info@pmcet.org +258 84 795 1273

CO-ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA “MULHERES E CIÊNCIAS” - 2022

As notas de boas vindas e a apresentação do programa da conferência foram feitas pela Prof. Doutora Rosa Chilundo, membro fundador e mentora para a área de Engenharia da PMCET.

No âmbito do Mês da Mulher, que no ano de 2022 foi celebrado sob tema “O empoderamento da Mulher e da Rapariga como resposta às mudanças climáticas e ao risco de desastres naturais”, realizou-se a conferência "Mulheres e Ciências". Uma co-organização da Embaixada de França, Universidade Pedagógica de Maputo e a Iniciativa PMCET. A conferência contou com a participação de acadêmicos, cientistas, estudantes, empresários e sociedade civil.

De seguida o Magnífico Reitor da UP-Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão, e Sua Excia. Embaixador da França, Senhor David Izzo, fizeram a abertura da conferência destacando o papel da mulher nas ciências e os esforços que as duas instituições têm vindo a realizar em prol do engajamento da mulher nessas áreas.

Dos testemunhos ouvidos, cada uma das mulheres teve motivações particulares para enveredar pelo campo das ciências, desde a motivação na família e o desafio de querer ser e se mostrar diferente ao que a sociedade pensa, que a mulher foi feita para seguir o caminho das letras e que ela não é capaz de enfrentar o desafio da Ciência, Engenharia e Tecnologia.

Foram programadas duas mesas redondas compostas por facilitadores de diferentes áreas, dentre elas, especialistas, acadêmicos e empreendedores em que foram abordados temas ligados a mulher cientista na realidade Moçambicana, olhando para o sector académico e empresarial. (1) na primeira mesa redonda, foram partilhados testemunhos de diferentes trajectórias seguidas pelas painelistas, desde a motivação até aos desafios ou os incentivos ligados ao gênero que encontraram em sua jornada. O debate contou com a moderação da Prof. Doutora Herieta Massango, membro fundador e mentora para a área de Ciência PMCET

Os desafios encontrados ligados ao género são vários e destaca-se a questão “família”. As facilitadoras foram unânimes em afirmar que não é fácil conciliar a academia e/ou o trabalho com a família numa sociedade em que a primeira prioridade, para a mulher, é vista como cuidadora do lar. Ao mesmo tempo encontram vários incentivos como por exemplo, as políticas de género que visam contribuir para a redução das desigualdades de gênero oferecendo iguais e por vezes mais oportunidades para as mulheres nas áreas da Ciência, Engenharia e Tecnologia.

(2) A segunda mesa redonda contou a seguinte questão chave: “Quais os desafios para uma melhor consideração das questões de género nas áreas científicas em Moçambique? O debate contou com a facilitação de profissionais dos sectores público e privado. A igualdade de género é considerada um dos pilares para a construção de uma sociedade livre o que é crucial para a aceleração do desenvolvimento sustentável.

Os sectores público e privado em Moçambique, tem vindo a trabalhar no empoderamento da mulher e da rapariga especialmente nas zonas rurais, financiando programas e projectos de desenvolvimento sustentável, intervenção nas escolas entre outros.

Algumas Imagens do Evento

Cartaz do Evento

Inicio do Evento

Notas de boas vindas e apresentação da programação pela PhD Rosa Chilundo, membro fundador e mentora da área de Engenharia da PMCET

Prof. Jorge Ferrão

Prof. Jorge Ferrão, Magnífico Reitor da UP-Maputo, dirigindo as notas de abertura da conferência.

Sua Excia. Embaixador da França, Senhor Davis Izzo

Sua Excia. Embaixador da França, Senhor Davis Izzo fazendo a abertura da conferência

Moderadora

Moderadora da mesa redonda, “O que significa ser mulher cientista hoje em Moçambique?” Prof. Doutora Herieta Massango, membro fundadora e mentora para a área de ciências da PMCET

Mesa redonda

Participantes da primeira mesa redonda com o tema “O que significa ser uma mulher cientista em Moçambique?”

Alguns Participantes

Alguns Participantes

Foto de Familia com alguns os participantes

3 Comentários

Aron Responder

Ipsam tempora sequi voluptatem quis sapiente non. Autem itaque eveniet saepe. Officiis illo ut beatae.

Lynda Responder

Enim ipsa eum fugiat fuga repellat. Commodi quo quo dicta. Est ullam aspernatur ut vitae quia mollitia id non.

Sara Responder

Et dignissimos impedit nulla et quo distinctio ex nemo. Omnis quia dolores cupiditate et.

Deixe um comentários

Seu email pessoal não será publicado. Os campos obrigatorios estão marcados por *